:: alexandre.lattari :: de tudo um pouco sobre um pouco de tudo ::


DESIGN DE CÃES?

O que dá misturar um cão labrador, tradicional guia de cegos, com um poodle, cachorrinho de madame? Um labradoodle. E o que dá cruzar um pug sem focinho com um alegre beagle? Um puggle. O que no passado era chamado de vira-lata, isto é, um cão sem raça definida, nos últimos dois anos virou moda. Nos Estados Unidos, esses cruzamentos inesperados estão sendo levados a sério por dezenas de canis, que se tornaram conhecidos como “designers de cachorros”. O campeão de golfe Tiger Woods comprou um labradoodle, e o ator Sylvester Stallone também tem seu híbrido, como é chamado o animal surgido desses cruzamentos. Um labradoodle pode custar 2.500 dólares, preço superior ao de boa parte dos cães de pedigree tradicional. O Clube de Cães Híbridos Americano já registrou 400 raças de design, número que ultrapassa as 338 raças puras aceitas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

O designer de cães está em alta também na Austrália, no Canadá e na Inglaterra – no Brasil, por enquanto, híbridos só aqueles nascidos do acaso. Na Inglaterra, país responsável pela criação de muitas das raças atuais, o interesse pelos híbridos ameaça extinguir alguns pedigrees tradicionais. Sete deles registraram menos de 100 nascimentos no ano passado, entre eles o sussex spaniel, bastante popular no passado. São necessários pelo menos 300 cãezinhos por ano para garantir a sobrevivência de uma raça. Do ponto de vista genético, a mistura é saudável. Uma raça pura de cão é criada a partir do cruzamento controlado de animais com características que o criador deseja salientar. Fatalmente, isso inclui cruzamentos consanguíneos, o que reduz a diversidade genética dos animais. “Isso abre espaço para a manifestação de genes recessivos, onde está a maioria das doenças”, diz o agrônomo Fernando Enrique Madalena, professor de genética animal da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Estima-se que um em cada quatro animais de pedigree possua alguma doença de origem genética. Os dálmatas ficam surdos com a idade, os rottweilers perdem o movimento das patas traseiras, os boxers são suscetíveis a câncer e os cocker spaniels sofrem com inflamações no ouvido. “Quando as pessoas dizem que os vira-latas são mais saudáveis, estão falando a mais pura verdade”, diz o zootecnista e adestrador Alexandre Rossi, de São Paulo. A única preocupação dos designers caninos é a de criar produtos atraentes para os consumidores.

Desde que domesticou os primeiros cães, há mais de 12.000 anos, o homem vem moldando esses animais segundo os próprios interesses. No início, acredita-se que tenha selecionado aqueles capazes de ajudar na caça e na guarda dos acampamentos. A maioria das raças que conhecemos hoje, contudo, surgiu no século XIX. Foi quando exposições e concursos na Europa incentivaram a busca de novas raças por motivos estéticos. Orelhas que se arrastam pelo chão, como as do basset, ou olhos que lembram os de um bebê, como os do pug, tornaram-se atributos desejados em um cão. No século passado, a vida em apartamento nas grandes cidades fez aumentar a demanda por cachorros pequenos, como os chihuahuas e os chamados toys, versões menores de animais bem conhecidos.

O poodle é um dos cães mais utilizados nos acasalamentos de híbridos. Já foram feitas experiências bem-sucedidas de poodle com outras 38 raças. Há várias explicações para essa preferência. A raça é apreciada pelas mulheres e tem bom tamanho para viver em apartamento. Infelizmente, solta pêlos. “Muitos homens não compravam esse cachorro porque tinham alergia ou porque não gostavam do temperamento azedo do poodle. Hoje, todos podem ter o seu labradoodle”, disse a VEJA o americano Andre Calbert, fundador da Designer Doggies, que há dois anos vende híbridos pela internet.

Os cães híbridos não são aceitos pela FCI, que congrega 83 associações de criadores de cães em todo o mundo e zela pela pureza das raças cujas características já estão bem definidas. “O que os americanos estão fazendo é pura maluquice. Nem sequer poderíamos dizer que são raças”, critica Carlos Manso, árbitro da Confederação Brasileira de Cinofilia, no Rio de Janeiro. A entidade, filiada à FCI, segue rígidos critérios para admitir uma nova raça. É preciso comprovar a existência de oito linhagens diferentes, de forma a evitar o cruzamento consanguíneo, e a passagem de pelo menos oito gerações. Os híbridos não atendem a essas exigências. Os criadores de labradoodles, surgidos na Austrália em 1989, ainda tentam fixar como características hereditárias um animal com porte grande e pelagem fofa. Os filhotes parecidos com o labrador ou o poodle original são descartados.

No Brasil, o cruzamento acidental entre cães de raças diferentes reserva algumas surpresas. “Um cliente me pediu para ficar com um bernese por três meses em casa, e depois minha labradora apareceu grávida”, diz Carolina Lafemina, dona de uma pet shop em São Paulo. Carolina foi à internet para saber mais sobre sua nova cachorra, Diva, e descobriu que a mistura já existia, com três nomes: “labernois”, “boulab” e “labernese”. Ela teve alguma dificuldade em enquadrar as características da cadela numa dessas variações: Diva tem a pontinha do rabo branca, como os laberneses, mas falta um crucifixo branco no peito. “O certo é que ela herdou o jeito carinhoso e agitado do labrador e a sociabilidade do bernese”, afirma.

Acasalamentos acidentais nem sempre têm final feliz. “Thor já mordeu todo mundo em casa”, diz o engenheiro de produção Luiz Marcelo Bordini. “Sempre que se sente acuado, ele reage de maneira bruta.” O cachorro é filho acidental de uma mãe weimaraner com labrador. Uma das justificativas para a depuração de raças é que, com cruzamentos controlados, é possível selecionar apenas os cães de melhor temperamento. Os híbridos da moda passaram por esse processo, embora por menos tempo que os cães de raça com pedigree. Seja como for, qualquer um que já tenha comprado um cão sabe que não há total garantia de comportamento. O bicho, que se esperava de uma raça mansa e pacata, pode se revelar um monstrinho.

Fonte: Veja

Leiam a reportagem na íntegra.


25 Comentários so far
Deixe um comentário

este site é horrível enorme demais,até eu ler vai gastar um ano.

Comentário por renata

Oiii
como eu faço pra mostrar a foto do meu cachorro?
gostaria de saber se ele e um labradoodle!
entre em contato comigo porfavor pelo email
beijos

Comentário por Ana luiza

Bom, meu cachorro chow chow cruzou acidentalmente com minha cadela poodle…resultando em Chowdles ou Poochows…eu acho…rs rs
Gostaria de saber se já existem casos deste cruzamento p/ ter uma idéia de como os filhotes ficarão!!!

Comentário por carol

oi, também aconteceu isso em casa. Minha cadela chow chow cruzou com um poodle mini.
os filhotes são lindos, acho que deve ser poolchow,rsrsr. Alguns até nasceram com a lingua azul, mas com cachinhos na pelagem e com porte menor. Lindo!!!

Comentário por tina reis

Boa noite!! Tbm ganhei um com esse mesmo cruzamento. Como está o seu? Pode enviar uma foto pra meu email? Je_bastos_@Hotmail.com desde ja agradeço! Obrigada!!

Comentário por josy

Gostaria de saber se posso cruzar filho com mãe ou vice versa? Entre a raça poodle,´pois tenho uma cã e deu 3 machos.Vou poder cruza-los?

Comentário por mylaid

É óbvio que não! Qualquer problemas genético que eles possuam, mas que não se manisfestou, se vc fizer essa cruza, o problema pode aparecer! Na reportagem tem um Engrenheiro Agronomo explicando isso!

Comentário por Thiely

Gostaria de saber sobre um cão que ganhei ele é sharpei com dálmata, ficou lindo mas gostaria de saber sobre personalidade ele está com 4 meses e já pesa kase 15 k, fico contente se puder responder…

Comentário por adriana rastelli

Olá, por onde vc anda Adriana manda um e-mail,
aislan_revelation@hotmail.com

Comentário por Aislan (Curitiba)

Se um cão cruza com outro de raça diferente, como chamamos, então? Design espontâneo? Auto-design? Design vernacular? Cada uma…

Comentário por Alexo

Meu chow chow tambem cruzou com minha poodle, foram tão discretos que só ficamos sabendo realmente que era dele só depois qe nasceu.. ela de vez em quando escapava.. aí nem tinha como ter certeza…

Mas agora agora que nasceu, temos certeza que é filhote do chow chow…

São lindos filhotes…

Um pretão… e uma caramelo…

A pergunta que não quer calar…

Agora que misturo, o que nasceu?

Comentário por Lucas

Lucas e como eles são hoje?? ou como foram? ganhei um da cor caramelo da mesma forma que vc disse mais sem a lingua azul.. gostaria de saber como será maiorzinhooo.

Comentário por Leonardo.

Boa noite!! Tbm ganhei um com esse mesmo cruzamento. Como está o seu? Pode enviar uma foto pra meu email? Je_bastos_@Hotmail.com desde ja agradeço! Obrigada!!

Comentário por josy

Ola!
Sou estudante de medicina veterinária.
Gostaria de saber qual a cor dos filhotes, fruto do cruzamento de um Dogue Argentino Puro macho com uma Dogue de Bordeaux Pura.
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos

Nuno Campos

Comentário por nuno campos

Oi, ganhei 4 filhotes de basset com poodle,
queria saber mais sobre o cruzamento..

Obrigada.

Comentário por NAra

Este meu blog está desatualizado.

Conheça o novo: http://www.alexandrelattari.com/blog

Beijo,

| portfolio | http://www.alexandrelattari.com | blog | http://www.alexandrelattari.com/blog | profile | http://www.linkedin.com/in/alexandrelattari

Comentário por alattari

Estão tentando me doar um filhote de mãe chow chow com pai poodle… Gostaria de saber como ficaria esse cão adulto… Tenho receio quanto a temperamento, atitudes e curiosidade quanto a sua futura aparência.

Comentário por Jamille Marcon

Este meu blog é relacionado à publicidade, direção de arte entre outros temas. Talvez em sites mais específicos encontre a sua resposta.

Conheça meu novo blog: http://www.alexandrelattari.com/blog/

Boa sorte,

| portfolio | http://www.alexandrelattari.com | blog | http://www.alexandrelattari.com/blog | profile | http://www.linkedin.com/in/alexandrelattari

Comentário por alattari

Boa noite!! Tbm ganhei um com esse mesmo cruzamento. Como está o seu? Pode enviar uma foto pra meu email? Je_bastos_@Hotmail.com desde ja agradeço! Obrigada!!

Comentário por josy

Minha dálmata se rendeu pro meu chow chow!…olha q mistura ex-men!…q q eu faço com uns filhotes mutantes q vão nascer??…rs..

Comentário por luciana

Oi! ganhei uma filhotinha mistura de mãe lhasa pai pincher, como será que irá ficar, se puder me responder?

Comentário por Elizabete

eu ainda nao sei qual e a raça do meu cão
disseram que é BACE COM PULDO , MAS COMO E O NOME DA RAÇA MESMO?

Comentário por BRUNA

olá uma mistura de são bernardo, ela com poodle nasceu 7 lindos peludinhos acabei ficando com um muito fofo.doce .

Comentário por lidi

Olá, eu tenho uma cadelinha que é mistura de Shitzu com Cairn Terrier… Essa mistura já existe? Gostaria de saber como ela ficará…

Comentário por Laura Lívia Silva Mesquita

I visit each day a few sites and information sites to read articles, however
this weblog gives feature based posts.

Comentário por prismus




Deixe um comentário